Nossas Atividades
As atividades da Rede IPS Brasil se concentram em três eixos:
Conferências Temáticas
Workshops Doutorais
Workshop de Pós-Graduação 2023
28.04, 16.06, 28.09, 16.10, 16.11
No terceiro ano do Workshop Doutoral IPS, foram realizados, até o momento, dois encontros. Em 28 de abril, a doutoranda da Universidade de Coimbra, Luciana Martinez, apresentou o trabalho "O tempo e o colonial: uma análise do caso luso-brasileiro". Já o mestrando da UERJ, Jhonathan Edvar Mattos Mariano, apresentou o trabalho "O Sonho Chinês: O papel da cultura na afirmação do Rejuvenescimento Nacional". O segundo encontro, realizado no dia 16 de junho, contou com a apresentação do trabalho Contra-cartografando os/nos trópicos: políticas de imaginação espacial na/da Terra Indígena Yanomami" de Brunno Victor Freitas Cunha, mestrando do IRI/PUC-Rio. A terceira edição foi realizada em 28 de Setembro com os trabalhos de Erica Paula de Vasconcelos dos Santos (UFBA), "DOS NAVIOS NEGREIROS AO DESEMBARQUE EM SALVADOR-BA: ANÁLISE DA ECONOMIA ESCRAVISTA NO SISTEMA INTERNACIONAL MODERNO" e Henrique Barros (UFRGS),"Crianças Migrantes e Necropolítica: entre a jornada pela sobrevivência e a política de tolerância zero de Donald Trump (2017-2021)". A quarta edição, realizada em 16 de Outubro, foi composta pelos trabalhos "A crise da democracia no regime da informação: a racionalidade neoliberal observada a
partir dos casos Brexit e Bolsonaro" de Laura Ortellado (UFSC) e "Os sentidos internos da crise internacional: uma análise bourdieusiana das publicações da Foreign Affairs durante o governo Trump (2017-2021)" de Gabriel Garcia (Unicamp). O quarto Workshop, enfim, foi realizado no dia 16 de Novembro, contou com a as apresentações do trabalho "Securitização da migração e as vidas que merecem ser vividas em Butler: uma análise sobre o caso dos venezuelanos no Peru" de Mariana Almeida Silveira Corrêa (USP).
Workshop Doutoral 2021
25.03, 24.06
No segundo ano do Workshop Doutoral IPS, foram realizados até o momento dois encontros. Em 25 de março, a doutoranda da PUC-Rio Fernanda Cardoso Fonseca apresentou o trabalho "Subverter a partir das fraturas: Lélia Gonzalez e a superação da colonialidade do poder". Em 24 de junho, o doutorando Renato Borges discutiu o texto "The Power of Being and IR: national identity and identification in the genisis of the nation-state.
Mais dois encontros estão previstos para o segundo semestre de 2021.
13.03, 15.05, 28.08, 06.11
Foram realizadas 4 sessões de Workshop Doutoral em 2020: em março (presencial), maio, agosto e novembro. Ao todo, 8 trabalhos apresentados, de doutorandos dos seguintes departamentos e universidades: IRI/PUC-Rio; PPGRI/UERJ; PPGS-USP e UFF. Os seguintes doutorandos apresentaram trabalhos: Solange Goes (UERJ), Veronica Freitas (USP), Suzana Velasco (PUC-Rio), Daniel Pedersoli (PUC-Rio), Luisa Lobato (PUC-Rio), Luisa Giannini (PUC-Rio), Vinícius Armele (PUC-Rio), Ivan de Pádua (PUC-Rio).
Workshop Doutoral 2020
Diálogos Transversais
Outras Atividades
Seminário - Relações Internacionais nas Entrelinhas: Trajetórias a partir da Sociologia Política Internacional
14 de novembro de 2023
Seminário "Relações Internacionais nas Entrelinhas: Trajetórias a partir da Sociologia Política Internacional" organizado com a UERJ, UFRJ e UFBA. O evento contou com João Nogueira (PUC-Rio), Victor Lage (UFBA), Roberto Yamato (PUC-Rio), Jana Tabak (UERJ), Francine Rossone (PUC-Rio), Francisco Matos (PUC-Rio), Flavia Guerra (UFRJ) e Pedro Bocayuva (UFRJ)
Painel - A Sociologia Política Internacional com e contra a Teoria Internacional
25 de julho de 2023
Painel organizado no 9º encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Foram apresentados os trabalhos: Diante do “e” do mundo: desconstrução e o suplemento internacional, de Roberto Vilchez Yamato (IRI/PUC-Rio); "E eu não sou (o/um) Internacional?”: questões e deslocamentos dos feminismos subalternos de Lara Martim Rodrigues Sélis (UFU); A teorização de trajetórias e configurações espaço-temporais coletivas com e para além do internacional de Francine Rossone De Paula (IRI/PUC-Rio); e Pensando o internacional a partir da transversalidade de João Franklin Abelardo Pontes Nogueira (IRI/PUC-Rio). A mediação e debate foram realizados por Paulo Henrique de Oliveira Chamon (IRI/PUC-Rio).
Minicurso - Introdução à pesquisa em Sociologia Política Internacional (SPI)
10 de julho de 2023
O minicurso "Introdução à pesquisa em Sociologia Política Internacional (SPI)" foi ministrado por Francisco Matos, Francine Rossone e Renata Summa no 9º encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). O minicurso introduziu a agenda de pesquisa em Sociologia Política Internacional (SPI) e de seus fundamentos. As atividades foram estruturadas em torno da apresentação de exemplos concretos de análises transdisciplinares focadas em processos, práticas e relações históricas, políticas e sociológicas. Foram abordadas também as críticas às fronteiras e limites do internacional e os desafios teórico-metodológicos que emergem para o campo das RI a partir destas problematizações.
Simpósio - Transversalising the social and political: writing time; making space
14 de abril de 2023
O Simpósio "Transversalising the social and political: writing time; making space", co-organizado com a Doing IPS foi realizado na Queen Mary University of London em coorganização com a Rede Doing IPS. O evento contou com a participação dos membros da Rede, João Nogueira, Renata Summa e Paulo Chamon. Além disso participaram também do evento Jef Huysmans, Hannah Owens, Mirko Palestrino, Angharad Closs Stephens, Lydia Cole, Meena Masood, Tasniem Anwar, Ritu Vij e Italo Brandimarte
Mesa Redonda - As novas direitas além e aquém do Estado-Nação
7 de dezembro de 2023
Organizada pela Rede, a Mesa Redonda ocorreu no dia 07/12 e contou com a participação de Bárbara Motta (UFS), Paulo Chamon (IRI/PUC-Rio) e Renata Summa (IRI/PUC-Rio e IEA de Nantes). A Mesa discutiu as novas direitas partindo de discussões caras à sociologia política internacional sobre práticas de conectividade, fronteirização e formação de subjetividade que atravessam e transformam os limites analíticos do Estado-nação.
Mesa Redonda - O Papel das Redes de Pesquisa na área de Relações Internacionais
14 de Junho de 2021
Em 14/06, houve o lançamento do site da Rede IPS Brasil e a mesa redonda "O papel das redes de pesquisa no desenvolvimento do campo das RI no Brasil", com Daniel Aragão (UFBA), Aureo Toledo (UFU) e Lara Selis (UFU).
Mesa redonda - Transversality: Beyond the international and global; but then what?
19 de abril de 2021
Organizada por João Pontes Nogueira e Jef Huysmans no âmbito da EISA Section e Doing IPS, a mesa redonda reuniu os seguintes nomes: Didier Bigo (Sciences-po e King's College London), Angharad Closs Stephens (Swansea University), Jonathan Austin (Graduate Institute of International Relations Geneva), Linda Monsees (Ecole Normale Supérieure) e João Nogueira (PUC-Rio).
A mesa redonda explorou vários conceitos e abordagens adotadas pela IPS para re-imaginar as fronteiras do internacional e do global. Os conceitos abordados propõem conexões que criam heterogeneidade e se abrem para as concepções imanentes da política e do social.
Lançamento da Rede IPS Brasil
28 de outubro de 2019
Pesquisadores de diversas disciplinas e instituições se reuniram para lançar a Rede Brasileira de Sociologia Política Internacional (Rede IPS Brasil), com o objetivo de alcançar também nossos vizinhos latino-americanos. O objetivo é criar espaços comuns para seminários, apresentações e discussão de pesquisas em disciplinas como Relações Internacionais, Sociologia e Teoria Política, informadas pela linhagem crítica da IPS. Além disso, a Rede deseja estimular a interação entre pesquisas produzidas localmente em estudos internacionais com outros grupos de acadêmicos articulados transnacionalmente.
O encontro estabeleceu metas e estratégias para as atividades da Rede IPS Brasil para o ano (2020), coletando propostas e sugestões de todos os participantes. O objetivo é criar uma série de workshops doutorais que ocorrerá a cada dois meses, articular propostas de painéis conjuntos para eventos internacionais e nacionais e organizar seminários regulares para estimular o debate de questões relacionadas à agenda de pesquisa da IPS. A série de workshops doutorais começará oficialmente em março de 2020 e uma chamada de trabalhos circulará no início de janeiro.
A Rede IPS Brasil também visa conectar suas atividades à rede Doing IPS já existente, com sede no Reino Unido e em outros locais da Europa. Além disso, integraremos nosso programa à Escola de Inverno da IPS, que acontece anualmente no Rio de Janeiro.
Nesta ocasião, os professores Roberto Yamato, Bruno Magalhães, Manuela Trindade Viana, Renata Summa e Francisco Matos, sob a coordenação do professor João Pontes Nogueira, discutiram as contribuições da IPS em suas pesquisas.